terça-feira, 18 de fevereiro de 2020
Sabias que...
...As unhas são estruturas que derivaram da pele e que surgiram há muito tempo no processo evolutivo. Na verdade a unha é uma estrutura composta por queratina e que se encontra na extremidade dos dedos.
Os primeiros animais a desenvolver este tipo de estruturas foram os répteis. Foram estudados fósseis de uma cobra onde as escamas sofreram alterações e formaram estruturas semelhantes a unhas e garras.
Na época dos dinossauros, devido à grande competição existente entre os répteis, as garras e os espinhos desenvolveram-se muito para que os animais conseguissem defender-se e atacar as suas presas.
Quando os mamíferos e as aves, que evoluíram dos repteis, se desenvolveram mantiveram as garras dada a sua importância para conseguirem sobreviver.
As unhas consoante o animal a que pertencem têm formas e funções diferentes:
garras para cavar ou agarrar um alimento, casco para que o impacto seja menor durante a corrida e no caso dos primatas e no ser humano para manipular objetos com a ponta dos dedos e facilitar a ação de segurar galhos ou objetos.
No caso do ser humano existiu uma diferença na evolução dado que ficou com uma forma mais chata, arredondada e menos resistente. As unhas servem de proteção, já foram usadas como arma de defesa, para eliminar os parasitas da pele quando se coçavam e como ferramentas auxiliares. E foi esta ultima função de ferramenta que as fez ficarem diferentes dos restantes animais pois só assim estariam adaptadas para manipular objetos.
Curiosidade:
A ideia de pintar as unhas veio da China juntamente com a maquilhagem quando os mercadores venezianos do século XVI e XVII. Usavam pincéis de crina de camelos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário